Alpiarça apoia a Ucrânia

Decorreu esta quinta-feira, dia 3 de março, no auditório dos Paços do Concelho, uma reunião da Task Force que irá organizar o apoio humanitário de Alpiarça à Ucrânia.

Uma operação em larga escala para o concelho que envolve a conjugação de esforços da rede de apoios comunitários, como os Bombeiros Municipais, a GNR, a Comunidade Escolar, a Saúde Local, a Fundação José Relvas e a Arpica, os Escuteiros, comunidade ucraniana de Alpiarça e Associações diversas sob a orientação do recém criado Centro Local de Apoio ao Migrante – CLAM em articulação com a autarquia e cujos representantes marcaram presença na reunião.

Segundo Sónia Sanfona, presidente da autarquia, que presidiu a esta sessão, a intervenção humanitária de Alpiarça vai ser efetuada em duas frentes – uma na recolha e concentração de bens a enviar para as vítimas da guerra na Ucrânia e outra, no acolhimento dos refugiados. De forma a que todos os donativos sejam direccionados para as reais necessidades das vítimas ucranianas, em breve será disponibilizada à população de Alpiarça a informação concertada acerca do material necessário, do tipo de embalamento e do local onde poderão ser entregues estes donativos.

Com uma comunidade, no concelho de Alpiarça, de cerca de 40 ucranianos, foi com um enorme alívio que esta comunidade recebeu a primeira ajuda. “Se tudo correr bem, e vamos ter esperança” – disse a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Alpiarça vai receber neste fim-de-semana o primeiro grupo de refugiados ucranianos: três mães e as suas quatro crianças pequenas que irão ficar instalados numa habitação disponibilizada por um cidadão.