Acordo não assumido junta CDU e Muda

A CDU ficou com a presidência da Assembleia Municipal, que também era disputada pelo Partido Socialista através de um acordo que ninguém assume com a coligação Muda Alpiarça (PSD/CDS/MPT) e conseguiu uma votação que permitiu ficar com a presidência da assembleia de freguesia.

Maria Domingas Mendoça, do Muda Alpiarça, apesar de ter sido o movimento menos votado nas eleições autárquicas de 1 de outubro para a Junta de Freguesia de Alpiarça, conseguiu ser eleita presidente da Assembleia de Freguesia daquela vila. A oposição do Muda Alpiarça tinha 12 elementos (seis cada um).

Um alegado acordo entre a CDU e a coligação, liderada por Paulo Sardinheiro permitiu desbloquear o que podia ser um problema político na Freguesia de Alpiarça. Na eleição para a Assembleia Municipal de Alpiarça venceu a lista da CDU, liderada pelo anterior presidente desse órgão, Fernando Louro, contra a lista do PS encabeçada por Joaquim Rosa do Céu, também ele antigo Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça. Também aqui a CDU não conseguiu a maioria que teve até 2013.

E para resolver a votação na Assembleia Municipal bastou voto em branco durante a votação.

A eleição da nova mesa da assembleia municipal, composta por Fernando Louro, Liliana Carapinha e Fernanda Garnel (todos da CDU), decorreu durante a sessão de tomada de posse dos eleitos da assembleia municipal e câmara municipal no auditório da Casa dos Patudos.