Abre estação dos CTT quase no último dia do ano

Vai abrir na próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, no antigo Espaço do Munícipe, na Praça José Pinhão, a estação dos CTT que tinha sido encerrada em 2018, no âmbito de uma reestruturação da empresa de serviço postal.

Apanhando autarcas e munícipes de surpresa, os CTT encerram no início de 2018 as portas da única estação do concelho de Alpiarça gerando uma onda de contestação que envolveu população e autarcas. Manifestações, moção contra o encerramento da estação dos CTT aprovada pela Assembleia Municipal, reunião entre a autarquia e a ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações, participação da autarquia na Consulta Pública da ANACOM, foram algumas das estratégias que serviram para debater o contrato de concessão do serviço público e, conforme expresso por Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, o não cumprimento do direito à universalidade e proximidade.

Com o anúncio da demissão de Francisco Lacerda em maio deste ano e as declarações do novo presidente da administração dos CTT, João Bento, à Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras em junho, renasce a esperança da reabertura dos CTT em Alpiarça.

Com a Associação Nacional de Municípios e a ANACOM a “baterem-se” por definir os limites de, pelo menos, uma estação por concelho, eis que, em setembro reabrem os CTT em Vila Flor, Bragança.

Em outubro, num comunicado, a administração da empresa informa que Alpiarça será o segundo concelho a voltar a ter estação dos CTT até final do ano.

Agora, no penúltimo dia do ano, João Bento cumpre a promessa.

O que falta a seguir cumprir é o que se refere á qualidade dos serviços postais (distribuição) que para a ANACOM, os CTT são responsáveis por 20 mil reclamações no setor dos serviços postais em 2018, o que corresponde a 87,4% do total de 23 mil queixas. Pelas contas do regulador, as queixas contra o serviço dos CTT aumentaram 36% em 2018.

A nova estação vai funcionar nos dias úteis das 09:00 às 13:30 e das 14:30 às 18:00.