Vai decorrer hoje, dia 16 de dezembro, pelas 17h a inauguração do Mercado Municipal com as obras da 2ª fase de Requalificação já efetuadas.
Inaugurado a 2 de setembro de 2020, depois da 1ª Fase de Requalificação e Adaptação, o Mercado Municipal de Alpiarça sofreu várias alterações e contratempos. Recorde-se que este foi investimento de meio milhão de euros, comparticipado em 85% pelos fundos estruturais para a Regeneração Urbana.
A 1ª Fase arrancou a 17 de junho de 2019 mas vários atrasos no “prazo previsto” devido à dificuldade na contratação de pessoal, às condições meteorológicas, à dificuldade na desocupação das lojas, à ligação ao Ramal das Águas do Ribatejo e à dificuldade em a EDP tem de fazer a ligação foram arrastando a inauguração.
Para a 2ª Fase de requalificação do Mercado Municipal foi necessária uma nova candidatura para se aproveitar o reforço do programa Alentejo 2020 e fazendo face às obras nas galerias do 1° piso e acessos. Foi um investimento previsto em 538 470 euros e com a comparticipação do município – 15% e, o restante, dos fundos europeus através de uma candidatura direta à CCDR Alentejo.
Com a mudança do executivo, Sónia Sanfona, presidente da autarquia, procedeu a algumas alterações ao projeto inicial, retirando a restante pérgula e deixando o espaço livre para a colocação de um monumento de homenagem aos resistentes que deverá ser inaugurado por ocasião dos 50 anos do 25 Abril.