Ao terceiro dia após a tomada de posse do novo executivo, teve lugar, no Auditório dos Paços do Concelho. a 1ª reunião de Câmara presidida por Sónia Sanfona.
Como referiu Sónia Sanfona, a presidente da autarquia, a marcação desta reunião para quarta-feira, dia 20 de outubro, deve-se à necessidade de serem aprovadas alguns assuntos mais burocráticos que permitem o rápido funcionamento dos serviços.
No período antes da ordem do dia, Sónia Sanfona, João Pedro Arraiolos e Fernanda Cardigo apresentaram as boas-vindas. João Arraiolos, pela CDU, referiu que continuará neste mandato a cumprir as suas funções com a mesmo empenho e dedicação que teve durante os dez últimos anos porque “podem contar com os eleitos CDU para promover o desenvolvimento do concelho e melhorar as condições de vida da população”. Acrescentou ainda que os vereadores CDU vão ter também um horário de atendimento, referindo-se o vereador à informação emitida pela autarquia sobre o novo horário de atendimento ao munícipe.
Fernanda Cardigo (CDU), presidente da Junta de Freguesia cessante, agora vereadora, referiu que estas funções são novidade para si mas que, embora sendo oposição, ” não estamos aqui para fazer oposição por oposição” – disse, ” vamos colaborar, lutar em conjunto dentro as nossas possibilidades enquanto administração local para manter os organismos que prestam serviço público no concelho”.
Foi aprovada por maioria com a abstenção dos dois vereadores da CDU a delegação de competências da Câmara Municipal para a presidente da Câmara. Sónia Sanfona referiu que a delegação de competências se justifica por necessidade de agenda, simplificação dos processos burocráticos e podendo ainda subdelegar nos vereadores.
Esta foi a novidade relativamente à gestão que, como referiu João Arraiolos é uma questão de opção política e por isso ” os vereadores da CDU decidiram abster-se” – disse.
Sónia Sanfona ficou com os pelouros da Coordenação Geral; Planeamento;Informação e Relações Públicas; Turismo; Proteção Civil e Bombeiros Municipais; Finanças Municipais;Recursos Humanos e Património Municipal.
Jorge Freitas foi nomeado por Sónia Sanfona para os pelouros de Urbanismo e Obras, Fiscalização Municipal, Ambiente, Mercado e Abastecimento Público, Desporto e Juventude, Serviços Urbanos e Limpeza, Parque de Máquinas e Viaturas, Sinalização de Trânsito e Iluminação Pública.
Foi deliberado ainda o cargo de um segundo vereador a tempo inteiro – Ana Margarida Rosa do Céu, com os pelouros da Educação, Cultura, Ação Social, Saúde e Serviços Administrativos.
Foram ainda aprovadas por unanimidade a nomeação de uma tesoureira substituta, as assinaturas para movimentação das contas e a comissão de vistorias técnicas.
Esta primeira reunião contou ainda com a intervenção do público: o munícipe Eduardo Costa, que apresentou uma proposta de resolução de uma medida aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara de 2016 relativa à colocação de uma placa com o nome do Engº Piscalho na Barragem e contou ainda com a intervenção do próprio Engº Leonel Piscalho.