Inicio SOCIEDADE Vespa Asiática chegou ao Frade de Cima

Vespa Asiática chegou ao Frade de Cima

Na madrugada deste sábado, dia 13 de abril, o proprietário de uma moradia no Frade de Cima encontrou um ninho de vespas asiáticas nos armazéns anexos à casa e aguarda que as autoridades se desloquem ao local para se proceder à destruição do ninho.

No local esteve uma equipa do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR que confirmou a espécie.

A vespa-asiática (nome científico: Vespa velutina) é uma espécie de vespa nativa do Sudeste Asiático. Esta é uma espécie invasora que constitui uma preocupação séria das autoridades devido à sua acção predadora que põe em perigo as abelhas autóctones. É uma praga que pode dizimar um enxame das europeias em poucos dias.

A Vespa velutina é ligeiramente mais pequena do que vespa europeia. Geralmente as rainhas medem 30 mm de comprimento, os machos cerca de 24 mm e as obreiras cerca de 20 mm. A espécie apresenta patas amarelas características. O tórax é castanho ou preto e o abdómen castanho. Cada segmento abdominal apresenta uma borda posterior amarela e estreita, exceto o quarto segmento, que é cor-de-laranja. A cabeça é preta e a face amarela. As várias formas regionais diferem significativamente na cor, o que causa dificuldades na classificação.