Vala de Alpiarça vai ser limpa

Câmara Municipal de Alpiarça vai avançar com a limpeza e reabilitação da Vala em breve.

Este é um investimento que vai custar 215 mil euros, comparticipado em 85% pelo Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos, a que a autarquia se candidatou, e o restante valor será suportado pela Câmara.

Os trabalhos prevêem a remoção das plantas infestantes no plano de água, bem como a limpeza e consolidação das margens em todo o curso da Vala na área do concelho de Alpiarça. 

Numa informação emitida pela autarquia no passado dia 25 de julho a autarquia refere que dado o início da empreitada estar prevista para breve e para evitar a duplicação de custos financeiros escassos e de meios humanos e logísticos, “a limpeza das plantas infestantes (erva-pinheirinha) no troço junto ao Parque do Carril e à Ponte de Alpiarça que nos últimos anos tem sido feita pelos serviços da CMA no período que antecede o Festival do Melão” não se efetuou. Diz ainda a Câmara, no mesmo comunicado, que se aguarda apenas a conclusão de todos os procedimentos administrativos para se avançar com os trabalhos.

Um ponto turístico do concelho, destinado ao lazer e à atividade agrícola, este curso de água vai ter agora a intervenção que necessita e que a população de Alpiarça tem reclamado.