Tribunal de Contas aprova Empréstimo de Substituição

O Tribunal de Contas aprovou esta 5ª feira a contratação do empréstimo de médio e longo prazo de substituição de dívida no valor de 3.305.346,48 euros.

Crucial para o executivo, este empréstimo, com os seus 40 mil euros de poupança mensal, são um “alívio” de tesouraria que permitirá manter o município abaixo da zona de risco de Endividamento. Recorde-se que a autarquia  tinha feito duas tentativas para conseguir um empréstimo de substituição e agora uma outra entidade bancária respondeu favoravelmente, apresentando um “spread” de 1,25%, mais baixo que o vigente de 3,50%.

Assunto discutido em Assembleia Municipal a 23 de novembro de 2018, a votação do empréstimo de substituição contou com os votos favoráveis da CDU, do MUDA e a abstenção do PS, com declarações de voto acerca da aplicação da poupança mensal em investimento no concelho. Após a apresentação do Orçamento Municipal de 9.918.000 euros ( inferior ao de 2018) e das Grandes Opções do Plano para 2019, a oposição mantém a preocupação quanto ao investimento no concelho.