Sugestões para o fim de semana em Alpiarça

Exposições:
Exposição Fotográfica de Rua – Incluída no programa “Há Festa na minha Rua” promovido pela Junta de Freguesia de Alpiarça, a Avenida Carlos Relvas tem patente uma mostra de memórias alpiarcenses, um acervo fotográfico dos moradores.

Exposição de Pintura de Eugénia Neto – A Galeria da Casa dos Patudos apresenta a exposição ” Ribatejo- Terra de Encantos” da Alpiarcense Eugénia Neto. Incluída no Ciclo de Exposições “Gentes da Nossa Terra” esta mostra de pintura pode ser visitada até ao final do mês de Agosto.

Museulogia:
Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça – A Casa do republicano José Relvas guarda um património cultural e histórico, obrigatório no roteiro de qualquer cidadão do mundo. Fruto do carácter colecionador do fundador da República Portuguesa, aqui é possível traçar o percurso cultural do país e do mundo através da pintura, da arquitectura, escultura, música, cerâmica, etc. Uma casa da história com muitas histórias para contar. Um grande argumento histórico com dramas do quotidiano de um homem apaixonado, lutador, político, estudioso mas acima de tudo um homem preocupado com a sua comunidade.
Das 10 h às 12h e das 14h às 18h é possível efetuar visitas aos Patudos.

Natureza:
Localizado junto ao Tejo, Alpiarça dispõe de espaços ao ar livre que pode desfrutar, aliando o lazer com paisagens exuberantes. A praia fluvial do Patacão e o seu contexto na cultura Avieira, o parque das Merendas no Carril, junto à Vala, a Barragem dos Patudos, o Paul da Gouxa ou a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia são espaços onde pode aproveitar para momentos de relaxe em família.

EnoTurismo:
A Casa Agrícola Paciência, de acordo com a época do ano, tem vários pacotes de visitas que incluem visitas à vinha, à adega, provas de vinhos e até é possível participar nalgumas atividades vinícolas na adega como o pisa a pés ou assistir à vindima. Sujeito a marcação prévia.

A Quinta da Lagoalva tem um pacote de visitas que inclui passeio a cavalo pelo campo, apresentação dos produtos agrícolas como a cortiça, o azeite e o vinho. É possível ainda fazer uma visita à adega, à capela e ao picadeiro. Sujeito a marcação prévia.

Gastronomia:
Como o dia vai longo, hoje ficamos pela doçaria regional. Terminamos com o abafado de Alpiarça a acompanhar os “Patudos”, os quadrados de Alpiarça e as ferraduras, os tradicionais bolinhos dos casamentos! Imperdíveis!