Sexo, Álcool e Drogas voltam a ser tema de Debate em Alpiarça

Decorreu no passado dia 8 de maio no auditório da Casa dos Patudos em Alpiarça, a 2ª Conferência “Sexo, Álcool E Drogas: Vamos Ter ‘Aquela’ Conversa”.

Organizada pelo Agrupamento de Escolas de José Relvas, com a colaboração da Câmara Municipal de Alpiarça, da Junta de Freguesia, do Hospital de Santarém e da Associação de Pais e do Centro de Respostas Integradas do Ribatejo, foram debatidos ao longo da manhã, e em três painéis, temas como: +Sexualidade Humana, +Namoro + Saúde e +Saúde + Desempenho.

De acordo com um estudo sobre “Comportamentos sexuais de risco nos adolescentes” divulgado no passado mês de abril no 10º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, mais de um terço dos jovens referiu não ter usado preservativo na última relação sexual e 14,5% disse ter tido relações sexuais associadas ao consumo de álcool ou drogas e são os jovens mais novos, do 8º ano, os mais representativos neste quadro. Com a atividade sexual a começar aos 15 anos, muitos destes jovens, sobretudo rapazes, não têm a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV). Juntamos ainda os dados que referem que um terço dos infetados com o VIH/sida tem menos de 30 anos e cerca de 16% tem entre 15 e 24 anos, são razões que justificam, para os especialistas, a promoção de campanhas de prevenção dos comportamentos de risco entre os jovens.

Com uma forte participação da comunidade educativa de Alpiarça e de técnicos de saúde do distrito de Santarém, marcaram ainda presença os coordenadores das entidades participantes.