Sessão de Esclarecimento sobre Reabilitação Urbana

Tem esta segunda-feira, 9 de julho, pelas 18h, uma Sessão Pública de Esclarecimento sobre o Instrumento financeiro de apoio à reabilitação urbana,no Jardim Muncipal de Alpiarça, local recentemente intervencionado com recurso aos instrumentos financeiros do programa Portugal 2020.

“Cidades Com Futuro”, designação do plano de reabilitação e revitalização urbanas, tem agora um instrumento financeiro criado no âmbito do Portugal 2020, o IFRRU 2020 (instrumento financeiro de reabilitação e revitalização urbana), que atua em todo o território nacional e cujo objetivo é o financiamento destas operações nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) delimitadas pelos Municípios.

Os apoios correspondem a empréstimos com condições mais vantajosas para os promotores face às atualmente existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito da reabilitação, com um investimento total, por operação, até 20 milhões de euros.

Estes empréstimos estão disponíveis em todas as regiões, não sendo apenas dirigidas aos maiores centros urbanos do país, e para todo o tipo de beneficiários, sejam pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas.

Para os projetos que não disponham de garantia bastante, o IFRRU 2020 disponibiliza ainda, alternativamente, uma garantia através do Sistema Português de Garantia Mútua, esta apenas acessível a empresas.

O IFRRU 2020 disponibiliza a todos os investidores 1.400 milhões de euros para investimento na reabilitação urbana, contando com financiamento de fundos da União Europeia.