Secção de Patinagem de Velocidade comemorou o 4º aniversário

Foi no passado dia 27 de abril que a secção de Patinagem de Velocidade da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro comemorou o seu 4º aniversário com uma aula aberta que teve lugar na Praça José Pinhão.

Durante a manhã de sábado, a equipa fez uma demonstração da modalidade e possibilitou que os mais “afoitos” tentassem o equilíbrio sobre rodas. Sob a coordenação de Lívio Medeiros, treinador da equipa e membro fundador desta secção, os mais velhos também experimentaram as suas capacidades de patinadores.

No fim, apagaram-se as velas do bolo que celebrou 4 anos de muito trabalho a alta velocidade.

Portugal tem alguma tradição nos desportos sob rodas. O ano de 1870 regista as primeiras competições de perícia sobre rodas, em Mafra. Em 1912, Rogério Futsher funda o Hockey Club de Portugal que representava as Corridas de Patins. O primeiro ringue oficial foi o Recreios Desportivos da Amadora, inaugurado a 24 de Agosto de 1912. Em 1979, as Corridas de Patins ganham novo impulso pela mão de José António Neves de Carvalho, atleta e dirigente desta modalidade. Em 1992/1993 surgem os patins em linha, uma novidade em provas oficiais.

Atualmente, Portugal tem um atleta de topo, Diogo Marreiros. No ano passado, o atleta do Roller Lagos Clube de Patinagem sagrou-se vice-campeão do mundo de patinagem de velocidade nos Mundiais que decorreram na Holanda.