Regulamento Geral de Utilização da Barragem dos Patudos está para sair

Durante a reunião de Câmara desta sexta-feira, dia 10 de janeiro, o executivo de Alpiarça afirmou que já está pronto um Regulamento Geral de Utilização da Barragem para ser aprovado na próxima reunião de Câmara.

Segundo o executivo é um documento que vai permitir o usufruto da Barragem de forma racional e justa por todos. “O objetivo é ter um elemento de oferta turística regulamento de forma alargada e exaustiva para os diversos usos da barragem”, referiu o presidente. Acrescentou ainda que já existia um regulamento de utilização para a pesca.

Mário Pereira salientou que, por diversas vezes, se tentou disciplinar a utilização do espaço. O vereador Carlos Jorge acrescentou que “foram arrancadas as sinaléticas e atiradas à água e que chegaram a vandalizar a cancela”. O presidente disse que a solução “musculada” encontrada (colocação de blocos de cimentos) pode ser removida, o que acontecerá cada vez que houver um concurso de pesca – os blocos serão retirados para os concorrentes entrarem com os carros para descarregar material mas depois terão de retirar os carros para o estacionamento. Quanto à questão da emergência, o presidente referiu, que a circulação de viaturas de emergência sempre esteve acautelada, e ela é possível através de outro acesso.

Sónia Sanfona congratulou o executivo pela realização do regulamento, documento este que a oposição já vinha reivindicando há algum tempo. Referiu ainda que não viu mal na colocação dos blocos. Salientou a vereadora da oposição que “para grandes males, grandes remédios” e é preciso não esquecer que a Barragem é um património que tem de ser defendido por todos, porque está em causa a preservação da natureza e de um bem municipal.