Reabilitação do Canal de Alpiarça já tem data marcada

Com candidatura apresentada em 2015 através do Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos ( FPRH), o projeto de reabilitação do Canal de Alpiarça foi aprovado, tendo ficado prevista uma comparticipação do FPRH no valor de 182.278,25€.

Com a criação de um único Fundo de Intervenção Ambiental, o projeto de reabilitação da Vala transitou para este fundo ambiental, tendo agora ficado acordado a sua manutenção de 1 de Julho a 31 de de novembro. Na teoria, em seis meses vão ter de ser executados trabalhos de limpeza e de desmatação das margens, sem recurso a maquinaria pesada, e terá de se proceder à respetiva manutenção da Vala.

Mário Pereira, presidente do executivo, já fez saber que considera que o Estado se alienou do serviço de proximidade que prestava relativamente à gestão dos recursos hídricos, tendo vindo a transferir essa obrigação para as autarquias.

O autarca acrescentou ainda que tem estado em negociações com o secretário de Estado e com a Agência Portuguesa do Ambiente para a continuidade deste tipo de intervenção na barragem.