Prolongamento do período crítico de incêndios até 15 de novembro

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta, que prevê a proibição de lançar foguetes e fazer queimadas e fogueiras nos espaços florestais, foi prolongado até ao dia 15 de novembro, dadas as condições meteorológicas. Este período foi estendido por Despacho nº 9599-A/2017 de 30 de outubro, pelo Secretário de Estado e das Florestas.

As autoridades reforçam os avisos às populações relembrando que não é permitido realizar queimadas para renovação de pastagens, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.

Não é igualmente permitido lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes, realizar ações de fumigação ou desinfestação em apiários, realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confecção de alimentos. Nos espaços florestais também não é permitido fumar, lançar pontas de cigarros para o chão ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou atravessam.

Os tratores, máquinas e veículos pesados devem possuir extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Apesar da baixa de temperatura e da chuva, as autoridades mantém este aviso como medida de prevenção.