Projeto de Unidade de Cuidados Continuados em Alpiarça cai

O executivo de Alpiarça anunciou na última reunião de Câmara, do dia 29 de maio, que o projeto de criação de uma Unidade de Cuidados Continuados em Alpiarça foi afastado, no âmbito de reenquadramento do quadro comunitário, na discussão com a CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) – Alentejo .

Mário Pereira, presidente do executivo, referiu que abdicou dos Cuidados Continuados por projetos de desenvolvimento turístico para a zona dos Patudos que vão permitir resolver alguns problemas que não têm cabimento nas candidaturas a fundos para a recuperação da Barragem.

Relativamente à Unidade de Cuidados Continuados, o autarca referiu que a verba necessária para a criação desta unidade e a que seria disponibilizada pelo novo enquadramento comunitário não chegava, nem estava previsto ser aumentada. Contudo, acrescentou ainda, apresentou um projeto para substituição desta unidade que já foi discutido com a CIMLT e aceite, estando agora nas mãos da CCDR – Alentejo para aprovação.

Até à data da publicação desta notícia, não nos foi possível conseguir informações sobre este projeto de substituição, pelo que voltaremos a este tema.

Recorde-se que em setembro de 2018, o executivo já tinha referido em reunião da Assembleia Municipal que não ia investir nos Cuidados Continuados no concelho. Disse na altura que a falta de verba e a necessidade de canalizar os recursos financeiros existentes na recuperação da Escola Secundária, levou o executivo a pôr de parte o investimento neste tipo de prestação de serviços de saúde. Contudo, tinha já referido haver a possibilidade de se conseguir um investimento através da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo).

A verba para recuperação e requalificação da Escola já está definida e aguarda apenas a autorização da Secretaria de Estado das Finanças.