Projeto de Recolha Seletiva “Porta a Porta” tem já Sessão Participativa marcada

No âmbito do Projeto “Recolha Seletiva Porta a Porta” de materiais recicláveis e lixo orgânico vai decorrer no próximo dia 27 de março pelas 18 horas no Auditório dos Paços do Concelho de Alpiarça, uma sessão participativa.

Recorde-se que este projeto pioneiro de Recolha Seletiva de resíduos urbanos da Ecolezíria  foi apresentado em Almeirim no ano passado e envolve os 6 concelhos aderentes. Segundo as declarações na altura de Dionísio Mendes, administrador da Ecolezíria,este projeto decorrerá em duas fases: a primeira consiste na sensibilização da comunidade para a necessidade da reciclagem de resíduos e envolve todos os parceiros, municípios, associações, escolas e munícipes. A segunda fase, que será implementada em meados do ano que vem, consiste na recolha porta a porta dos resíduos que as pessoas deverão separar – vidro, plástico, cartão – e identificar e colocar à sua porta de acordo com um calendário que as câmaras divulgarão.

Este processo também traz mais novidades: a recolha dos bioresíduos (restos de cozinha) através da combostagem, com equipamento entregue a quem possua jardins ou outros espaços exteriores. Serão selecionadas famílias numa fase experimental, até 2020, altura em que o projeto entrará no dia-a-dia dos munícipes destes concelhos. No caso de povoados dispersos, serão colocados mais ecopontos.
Este projeto não tem custos diretos para os municípios, apenas através da Resiurb, e será financiado pela Po Ser com 15% a 20% de participação da Ecolezíria.