Programa de Reabilitação Urbana aberto a toda a comunidade

O IFRRU, Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana, é um apoio financeiro direcionado para Áreas de Reabilitação Urbana (ARU  e PARU) e que está disponível a toda a população que a ele se queira candidatar. No âmbito do Portugal 2020, este apoio financeiro é dirigido a pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas que pretendam reabilitar edifícios destinados à habitação ou a outras atividades, de forma integral ou parcial e podendo até incluir a aquisição de imóvel. Sem prazos de candidatura nem número limitado de projetos, este apoio traduz-se por empréstimos com condições mais vantajosas do que é habitual no mercado de financiamento, além de vantagens fiscais.
Ontem, dia 9 de Junho, decorreu no Jardim Municipal de Alpiarça a apresentação e esclarecimento sobre o funcionamento deste programa que contou com presença , na mesa, da representante do IFRRU – Maria Albuquerque, da representante da Comunidade Intermunicipal da Lezíria Tejo – Inês Empis e, representando a Câmara Municipal de Alpiarça, prestaram esclarecimentos Vaz Portugal ( Gabinete Técnico) e Mário Pereira, presidente do Executivo. O autarca, no discurso de boas vindas, referiu que através da candidatura a este instrumento e a fundos comunitários para recuperação urbana, tem sido possível um conjunto de intervenções em espaços como o jardim municipal, a área envolvente dos Paços do Concelho, a Casa dos Patudos. Alpiarça conta neste momento apenas com 3 zonas designadas por ARU, e uma delas acumula PARU, contudo o presidente referiu que, se justificar, o Executivo e a Assembleia Municipal podem ampliar o mapa ARU.
O IFRRU 2020 prevê um investimento total, por operação, até 20 milhões de euros e disponibiliza a todos os investidores 1.400 milhões de euros para investimento na reabilitação urbana, contando com financiamento de fundos da União Europeia.
Nesta sessão estiveram também presentes representantes dos  3 bancos parceiros do IFRRU, vereadores e presidente da junta de freguesia de Alpiarça, empresários e particulares.
Entidades bancárias, autarquia, comunidade intermunicipal podem prestar informações acerca das etapas desta candidatura a apoio financeiro.