Nova médica de família garante cobertura total aos utentes do Concelho de Alpiarça

O Centro de Saúde de Alpiarça recebeu uma nova médica no início deste mês de dezembro, já estando a exercer funções na unidade de saúde. A colocação desta profissional pelo Ministério da Saúde no Centro de Saúde, vem permitir a cobertura por médico de família a todo o universo de utentes do concelho de Alpiarça.
Esta informação foi adiantada pelo presidente do município durante a última sessão da assembleia municipal. O presidente garantiu que esta “é uma mais valia para o concelho”, uma vez que vão deixar de haver utentes involuntariamente sem médico atribuído.
Diana Leiria, Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, reconheceu que “apesar de não ser o concelho com a situação mais grave, esta nova médica vem colmatar uma falha, uma vez que Alpiarça tem cerca de um milhar de utentes sem médico de família”.
A Câmara Municipal de Alpiarça, que tem acompanhado de perto a evolução das questões relacionadas com a saúde no concelho em articulação com as estruturas do Ministério e dos utentes, considera a atual situação um importante salto qualitativo, ao nível dos cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde, na assistência prestada numa área fundamental para a qualidade de vida da população.
Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, declarou que “todos os utentes do centro de saúde de Alpiarça poderão ter Médico de Família, pela primeira vez em várias décadas. Vale a pena reivindicar e lutar por um serviço nacional de saúde (SNS) que garanta o direito à saúde a todos os portugueses”.