No regresso de um serviço, Bombeiros de Alpiarça salvam cegonha

Eram cerca das 10h30 desta terça-feira, dia 18 de junho, quando uma equipa do INEM dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, que regressava de um serviço de transporte de um doente a Santarém, encontrou uma cegonha presa numa vedação de uma propriedade mesmo à entrada de Alpiarça.

Ao tentar libertá-la, perceberam que esta se encontrava ferida numa asa e no tórax, estando incapaz de voar. Transportaram-na até à GNR de Alpiarça que contactou o SEPNA para a transportar para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens onde receberá os tratamentos adequados até ser novamente colocada em liberdade.

A Ciconia ciconia, a cegonha branca, é uma espécie que tem a Categoria SPEC 2 («Species of European Conservation Concern»), dado que as populações europeias apresentam um estatuto de conservação desfavorável e que a população mundial se encontra concentrada na Europa.

Mais comum no sul do País do que no norte e centro, a cegonha-branca é presença constante nas searas e pousios alentejanos e nos arrozais que subsistem em Portugal, tendo-se assistido, nos últimos anos, a um aumento acentuado do número de efetivos, ao longo de todo o ano. É uma espécie monitorizada, sendo realizados “census” periodicamente.