Monliz quer aumentar investimento na Região

A MONLIZ, empresa de produção de produtos hortícolas ultracongelados, sediada em Alpiarça desde 2005, quer contratar mais 5000 hectares de matéria prima.

Tendo investido, há cerca de 5 anos, 18 milhões de euros na sua fábrica em Alpiarça, a Monliz, precisa agora de aumentar a sua capacidade de armazenamento para suplantar a sua produção média anual total de 860.000 toneladas de produto. Com uma média de 60 000 toneladas de hortícolas contratadas no Ribatejo e  Alentejo ( cerca de 4000 hectares de produção) , a empresa  aposta forte na batata-doce e no pimento cuja área de produção pretende ver aumentada dos  500 para os 750 hectares. Para além destes produtos, esta indústria conta ainda com investimento nos brócolos (2.000 ha), fava e ervilha (1.300 hectares), courgette, tomate, abóbora-menina e, mais recentemente, a batata-doce. Um dos maiores entraves a este crescimento é a falta de investimento no campo. Para Mauro Cardoso, diretor geral da MONLIZ, ” é necessário realizar investimentos no campo, sobretudo na mecanização da colheita, pois a falta de mão-de-obra é um dos principais entraves à expansão desta cultura.”

A  MONLIZ pertence ao grupo belga da ARDO, líder mundial em produtos hortícolas ultracongelados que agora pretende investir mais em Portugal e, consequentemente, potenciar a economia no concelho de Alpiarça.