Meteorologia: valores elevados da temperatura colocam distrito de Santarém em aviso amarelo

Devido à subida dos valores da temperatura máxima prevista para esta segunda-feira, valores estes que se irão manter até quinta-feira, dia 5 de setembro, o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito de Santarém sob Aviso Amarelo.

Já com o final do verão à vista, os primeiros dias de setembro vão trazer temperaturas máximas de 40ºC e mínimas a chegar aos 21ºC.

O Comando dos Bombeiros Municipais de Alpiarça informa que mantém ativos todos os dispositivos previstos para este alerta e apela à população que evite comportamentos de risco, tais como, queimas e queimadas não autorizadas, utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal. É obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas.

Com altas temperaturas e índice de UV 9, proteja-se do sol, beba água e preste atenção a grupos de risco como crianças e idosos. Não esqueça também os animais: providencie sombras e água.