Meteorologia: Alerta máximo em Alpiarça até sábado

A partir de hoje as temperaturas do ar vão chegar aos 45º C e no sábado atingirão os valores máximos previstos de 46º C. As temperaturas mínimas oscilarão entre os 21 e os 25ºC. Os raios Ultra Violenta estão também com índice extremamente elevado.

Estas são as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias e que vão colocar sob aviso vermelho, a partir desta quinta-feira, dia 2 de Agosto, 9 distritos nacionais: Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real e Braga.

Proteção Civil e Direção-Geral de Saúde lançaram alertas e conselhos à população. A DGS aconselha as pessoas a permanecerem em locais frescos, ingerirem muita água para evitar a desidratação ( transporte consigo uma garrafa de água), desaconselha a ingestão de bebidas alcóolicas e de comidas ” pesadas”. Não esqueça a colocação de protetor solar, mesmo que não esteja na praia e evite a exposição solar das 11h às 16h. Use vestuário adequado, peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, dado que estas refletem o calor e a luz solar e ajudam o corpo a manter as temperaturas normais. O chapéu e óculos de sol também não podem ficar em casa. Proteja também crianças, idosos e animais de companhia. Não deixe no carro, por nenhum instante, estes grupos de risco. A Proteção Civil está em alerta máximo e lembra que até dia 30 de setembro é proibido fazer queimadas, fogueiras ou lançar balões ou foguetes, fumar ou fazer lume na floresta e nas estradas circundantes. Se está a executar trabalhos agrícolas, atenção redobrada a equipamentos susceptíveis de produzir faíscas.