Legislativas 2019: Nós Cidadãos! protesta hoje no Tribunal de Santarém

O Partido Nós Cidadãos!, que tem na sua lista de candidatos o alpiarcense Eduardo Costa, vai estar em protesto ao meio-dia de hoje no Tribunal Judicial da Comarca de Santarém.

Segundo comunicado enviado á nossa redação, o partido contesta “a decisão arbitrária” do tribunal de rejeitar a candidatura pelo Círculo Eleitoral de Santarém, alegando que “a lista cumpre todos os requisitos da Lei Orgânica nº 3/2006, ao assegurar a representação mínima de 33% de um dos sexos, e não contém quaisquer irregularidades. ” – pode ler-se. Na sua lista, o partido apresenta 3 mulheres e 6 homens como efetivos e 2 mulheres na lista de suplentes.

Das 19 candidaturas entregues no Tribunal, apenas a do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) não terá de fazer correções. Os demais tiveram até sexta-feira para corrigir irregularidades. A Lei da Paridade foi o que mais fez “esbarrar” estas candidaturas: PSD, Nós, Cidadãos!, CHEGA e PNR apresentam um número de mulheres inferior ao estipulado por lei. PNR e o PDR apresentaram listas com um deputado a mais do que é elegível pelo Círculo de Santarém. As restantes listas contêm erros e omissões relativamente à identificação dos candidatos a deputados.

Cristina Barradas, cabeça de Lista do Nós Cidadãos! vai estar hoje no Tribunal de Santarém mas já afirmou que o partido “é firme na intenção de seguir até às últimas instâncias judiciais – Tribunal Constitucional – até ser aprovada a lista de Santarém.”