Inauguração da Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça (c/vídeo)


A inauguração da 34ª edição da Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, teve lugar ontem, dia 3 de setembro, no Largo da Feira. As bandeiras de Alpiarça, Portugal e da União Europeia, foram hasteadas ao som da Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro.

Os discursos de abertura tiveram a participação do Presidente Mário Pereira, que realçou o empenho da autarquia na promoção agrícola e comercial do concelho; António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e do Presidente de Champigny-sur-Marne, cidade geminada com Alpiarça, Dr. Dominique Adenot.

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo focou um aspeto essencial no desenvolvimento económico da região: o investimento turístico, passando este também pela criação de alojamento destinado a esse fim. Ceia da Silva anunciou para breve o projeto de Certificação de Distritos Turísticos com vista a melhorar as infraestruturas hoteleiras de modo a poderem obter esta certificação qualitativa. Terminou a sua intervenção elogiando a atitude do executivo de Mário Pereira na contenção de gastos sem que, para isso, anulassem uma referência importante na dinamização da agricultura e do comércio, como é o caso da Alpiagra.

Dominique Adenot tomou, por último, o lugar de orador para recordar a visita prestada, no passado mês de junho, pelo Presidente Mário Pereira e alguns membros do executivo e da CDU de Alpiarça à cidade de Champigny-sur-Marne, relembrando também os milhares de emigrantes portugueses que ali foram acolhidos entre as décadas de 50 e 70. Não deixou de agradecer o apoio dos portugueses e, em particular, dos alpiarcenses, aquando dos ataques do Daesh e reforçou a necessidade, cada vez maior, da união entre os povos contra a ameaça terrorista.

Esta edição da Alpiagra, para a qual a autarquia espera uma forte adesão, conta com 115 expositores que a organização espera aumentarem para 120 no início da semana