FestFado Ribatejo: Casa Cheia para grande noite de fado nos Patudos

O Polo Enoturístico da Casa dos Patudos, em Alpiarça, recebeu este sábado, dia 15 de junho mais uma edição, a segunda, do FestFado para a região do Ribatejo, uma organização das Câmaras Municipais de Alpiarça e do Entroncamento em parceria com Dora Maria, a anfitriã deste evento que conta com atuações em todos espectáculos.

Com o objetivo de promover o fado e incentivar novos fadistas, o FestFado Ribatejo 2019 tem uma programação mensal para quatro meses, de abril a julho, entre Entroncamento e Alpiarça e conta com a atuação de fadistas conceituados da atualidade, um convidado por cada espetáculo e com convidados de grupos regionais, além de divulgar novos nomes do fado.

Decorreu no Entroncamento a 6 de abril e 18 de maio e seguiu para Alpiarça neste sábado, encerrando a edição 2019 durante o Festival do Melão.

Em Alpiarça, neste sábado, viveu-se uma noite com a sala cheia que brilhou com as atuações dos fadistas Dora Maria, a anfitriã, responsável por este projeto e uma grande voz, e o fadista convidado António Pinto Basto que, com 50 anos de carreira, continua a emocionar plateias com uma voz que o tempo não desgastou.

Rui Ferreira, Cláudia Zarro, Hugo Faustino foram outros nomes do fado, menos conhecidos do grande público mas com excelentes atuações, que encheram o recinto com várias sonoridades do fado, sempre acompanhados por Fernando Maia, no baixo, Nuno Pinheiro na guitarra portuguesa e Pedro Pinhal na viola. E porque o fado é património do mundo, do Brasil, Fátima Fonseca, a embaixadora do FestFado no Brasil, trouxe o fado com um “swing” a bossa nova.

“Fora da Caixa” – uma rubrica deste FestFado que desafia um registo musical diferente do fado a participar, trouxe a prova da qualidade inegável do Coro Polifónico da SFA dirigido pelo Maestro Miguel Galhofo que abriu o espectáculo com interpretações de peças que fazem parte do seu repertório e ainda acompanhou, próximo do final, Dora Maria num fado com arranjos de Custódio Castelo.

Resta esperar, agora, pelo mês de julho, em Alpiarça, o último espectáculo desta 2ª edição do FestFado Ribatejo 2019.