Dois detidos por burla a idosos

Militares do Posto Territorial de Alpiarça detiveram na quarta-feira, dia 2 de novembro, dois homens com 40 e 46 anos por suspeita de burlas com máquinas purificadoras de água.

Duas idosas terão denunciado uma abordagem levada a cabo por dois indivíduos, supostamente colaboradores de uma empresa especializada em tratamento de água.

Os suspeitos, através de uma chamada telefónica para as idosas terão indicado que os resultados da água da rede se encontravam com graves problemas de qualidade e que o único método de resolução do problema era a instalação de uma purificadora de água que teria o valor de 3 600 euros.

Numa posterior abordagem física, os burlões faziam um teste à água da rede e para demonstram que era de muito má qualidade utilizavam reagentes para mudar a tonalidade da cor da água, do sabor, provocando assim medo às vítimas, levando-as a adquirir o aparelho que supostamente melhorava a qualidade da água.

Os suspeitos foram detidos em flagrante delito quando se preparavam para oficializar um contrato de aquisição de um aparelho com uma idosa, tendo sido ainda apreendido:
• Nove frascos de vários reagentes;
• Oito frascos de 40ml em vidro transparente;
• Uma mala com um suposto aparelho de tratamento de águas;
• Documentos com dezenas de contactos de possíveis clientes.

Foi ainda possível apurar que existem vários alertas de fraude emanados no distrito de Santarém, por parte desta empresa e por parte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, da Defesa do Consumidor e da Autoridade para as Condições no Trabalho.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e foram sujeitos a termo de identidade e residência.