Danidoce avaliado pelo júri do 9º Concurso e Iguarias e Vinho do Tejo Gourmet

Foi nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, que o júri da 9ª Edição do Tejo Gourmet se deslocou mais uma vez a Alpiarça para provar e saborear a ementa do Restaurante Marisqueira Danidoce, a concurso. Recorde-se  que O Cavalo do Sorraia, outro dos 2 restaurantes  de Alpiarça concorrentes, já tinha sido avaliado no passado dia 21.

Harmonização de vinhos do Tejo Certificados com entradas, pratos principais e sobremesas é a linha mestra desta avaliação e Danidoce apresentou a sua ementa a concurso: uma broa de milho recheada com sardinha e azeite com um Minoc Tinto de 2016 como entrada, seguido de um prato principal de picanha e camarão grelhado, migas com feijão preto e esmagada de banana servido com um tinto Quinta dos Patudos, Cabernet Sauvignon 2016. Um espumante branco bruto, Quinta da Lagoalva regou a sobremesa de Panna Cotta com molho de vinho Tinto (alqueives novos) e doce de abóbora com amêndoa.

58 restaurantes de Norte a Sul do País e Ilhas foram ao longo do mês de fevereiro avaliados por um júri composto por 4 a 5 elementos com ligações à gastronomia e aos vinhos: chef’s, jornalistas, críticos gastronómicos, etc.

Recorde-se que o concurso Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo é uma iniciativa conjunta da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo que tem como objetivo promover os vinhos da região do Tejo certificados e premiar os restaurantes que os harmonizam nas suas ementas.

Criado em 2010 pela Comissão Vitivinícola do Tejo, o ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ começou por ser um concurso de âmbito regional passando, em 2014, a contemplar os restaurantes do continente e ilhas. Este ano estão a concurso 58 restaurantes às categorias de  “Cozinha Tradicional”, “Cozinha de Autor” e “Cozinha Internacional” e “Casa de Petiscos”

Agora …basta esperar pelo dia 18 de Maio, altura em que os resultados e os vencedores serão divulgados durante a “Gala Tejo 2019” que decorrerá no Hotel dos Templários, em Tomar.