Comemorações do 25 de Abril (c/ fotos)

Assim como a Revolução, também as comemorações tiveram início na noite de 24 de abril.

Num primeiro momento teve lugar uma Assembleia Municipal Extraordinária, onde discursaram elementos das várias forças políticas, como Fernando Louro, Presidente da Assembleia Municipal; Fernanda Cardigos, Presidente da Junta de Freguesia; Margarida do Céu, representante do Partido Socialista; e Paulo Sardinheiro, deputado da Assembleia Municipal pelo movimento TPA e candidato à Câmara Municipal.

Seguiu-se então uma homenagem a Zeca Afonso, onde foram interpretadas algumas canções da sua obra, acompanhadas de algumas notas explicativas. O espetáculo intitulado “Utopia” relembrou a vida e obra de Zeca foi interpretado por Miguel Galhofo, Luís do Vale, Arnaldo Vasques, Filipe Ferreira e Telmo Silva Marques.

À 00h00 soou o Hino Nacional, tocado pela Banda Filarmónica, enquanto Mário Pereira e Fernando Louro hastearam a Bandeira Nacional e a bandeira do município.

No dia 25 as comemorações iniciaram-se com a tradicional Corrida dos Patudos. Seguiu-se então a cerimónia comemorativa do 25 de Abril.

Às 13h00 decorreu o almoço comemorativo no Pavilhão da Feira.

Ainda enquadrado nas celebrações da Revolução​ dos Cravos, foi inaugurada a placa em homenagem a António Calarrão e a Joaquina Cavaca, na Rua José António Simões (Vale do Rato), no âmbito do projeto “Ruas e Casa com História”. A homenagem foi feita pelo papel que desempenharam antes da revolução, ao manterem ali um dos chamados “pontos de apoio”, sítio onde os revolucionários se reuniam ou se refugiavam do regime.

Comemorações do 25 de Abril