CDS-PP questiona falta de médicos em Alpiarça

Patrícia Fonseca, Isabel Galriça Neto e Teresa Caeiro, deputadas do CDS-PP, questionaram hoje, dia 19 de janeiro, o Ministro da Saúde sobre a falta de médicos de família em Alpiarça.

O Grupo Parlamentar do CDS-PP teve conhecimento de que o concelho tem ainda cerca de 1.156 pessoas sem acesso a médico de família, situação que provoca, principalmente nesta altura do ano, uma maior afluência às urgências do hospital, bem como largas horas em filas de espera nos centros de saúde da região, para que os utentes consigam uma consulta.

No passado mês de agosto, o Ministério da Saúde procedeu à contratação de nove médicos para o ACES Lezíria, no entanto, nenhum destes médicos foi colocado em Alpiarça.

As deputadas querem, assim, saber se o ministro confirma os dados sobre a quantidade de utentes do concelho que estão ainda sem médico de família e que alternativas o Governo colocou à disposição da população.

Patrícia Fonseca, Isabel Galriça Neto e Teresa Caeiro perguntam ainda por que motivo não foi colocado em Alpiarça nenhum dos médicos contratados no passado mês de agosto e, dadas as especificidades da vila, quando terá este concelho acesso a mais médicos de família.

O CDS-PP diz ter consciência que a Medicina Geral e Familiar é uma das especialidades médicas onde existe maior carência de recursos humanos e que falta de médicos de família tem originado preocupação e ansiedade junto da população.

Esta é já a segunda vez que a questão é colocada às entidades governamentais. Já em outubro de 2016, o deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, colocou a uma questão semelhante durante o plenário da Assembleia da República.