Bombeiros de Alpiarça em Nível 4 do DECIR (Dispositivo de Combate a Incêndios) a partir de 1 de Julho

É já na próxima segunda-feira, dia 1 de Julho que arranca o Nível 4 do DECIR -Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, um dispositivo definido pela Diretiva Operacional nº 2 que suporta ainda o Dispositivo Integrado das Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) da Autoridade Nacional para a Proteção Civil.

Em termos práticos , o Nível 4 é um nível de máxima prevenção e intervenção, em vigor até 30 de setembro e que permite um reforço de efetivos e de meios no combate a Incêndios, uma resposta maior a ocorrências e uma maior articulação com o CDOS de Santarém, a nível nacional.

O Corpo dos Bombeiros Municipais de Alpiarça terá em permanência duas equipas de 10 elementos e duas Viaturas de Combate a Incêndios que darão resposta de forma mais eficaz às solicitações do CDOS no concelho, distrito ou até a nível nacional.

Para o Comando, Comandante Hugo Teodoro e 2º Comandante Fábio Dias, “este é um esforço adicional dos Bombeiros e do Município que vai permitir a nossa rápida intervenção dentro e fora do concelho.” Acrescentaram ainda que os Bombeiros de Alpiarça estão preparados para todos e para os piores cenários mas “o importante é que no final os objetivos sejam cumpridos e que não se repitam os incêndios dos anos anteriores”. “Um esforço que deve ser reconhecido a todo o corpo ativo dos Bombeiros porque sem eles não seria possível manter em permanência estas equipas” – salientou ainda o Comando dos Bombeiros Municipais de Alpiarça.

Compete agora, a cada um de nós, fazer a sua parte no que diz respeito à prevençao de incêndios.