Autocaravanismo e desenvolvimento local

“O Autocaravanismo promove o desenvolvimento local e fomenta a indústria turística.”

A afirmação acima consta de uma publicação da Federação de Campismo e de Montanhismo de Portugal. Parece óbvia e certamente assim deveria ser entendida pelos Autarcas que, mesmo tarde e a más horas e motivados por Entidades supramunicipais, decidem equipar os seus Municípios de estruturas de apoio àquela actividade.

É o correcto entendimento da afirmação citada, que tem levado Municípios a instalarem as estruturas de apoio ao autocaravanismo dentro das localidades, próximas de estabelecimentos comerciais a que os autocaravanistas possam recorrer. 

O autocaravanista necessita de confeccionar refeições e, como tal, necessita de comprar produtos alimentares. O autocaravanista, nas horas em que permanece numa localidade, será cliente de bares, cafés e de restaurantes e de outros estabelecimentos comerciais para aquisição de serviços e artigos de que necessite. 

Parece óbvio que assim seja. Pois parece, mas não para todos. O município de Alpiarça considera que o local indicado para instalar uma estrutura de apoio ao autocaravanismo é … … a meio caminho entre Alpiarça e Almeirim. 

Os comerciantes de Alpiarça não terão uma palavra a dizer? 

Vão ficar nas encolhas a ver as autocaravanas a passarem às suas portas?

21/12/2019

Armindo Batata

Deputado Municipal eleito por Muda Alpiarça (PSD-CDS-MPT)