Arranca Campanha de Sensibilização para a Recolha de Lixo Porta-a-Porta: voluntários precisam-se!

Até 14 de Junho estão abertas as inscrições para voluntários jovens que queiram participar na campanha de divulgação junto dos cidadãos do novo sistema de recolha seletiva de recicláveis efetuada porta-a-porta.

A partir de 2020, os concelhos que fazem parte da Resiurb deixarão de ter ecopontos na via pública e os seus munícipes passarão a efetuar a separação dos recicláveis em casa, sendo posteriormente recolhidos.

“E se a SEPARAR estiver a GANHAR?!” – este é o nome da Campanha de Informação que conta com a participação dos mais novos da comunidade e que faz parte da 2ª fase deste projeto pioneiro de recolha de lixo urbano.

Recorde-se que a 27 de março realizou-se no auditório dos Paços do Concelho de Alpiarça, uma sessão participativa sobre o novo sistema de recolha do lixo porta-a-porta que contou com a presença da Ecolezíria e da associação ambientalista “Zero”.

Este novo sistema de recolha de resíduos urbanos da Ecolezíria surge na sequência de estudos que referem o desperdício e os custos para os municípios no tratamento dos lixos indiferenciados – 52.403 toneladas de lixo indiferenciado tratado contra os 4 243 toneladas de lixo separado. Os cidadãos mais cumpridores irão receber uma pequena recompensa que se traduz num incentivo à sustentabilidade :um “vocher” ( cerca de 30 euros ao ano) que pode ser trocado no comércio local.

Os interessados podem inscrever-se na respetiva Câmara Municipal ou em :  https://programas.juventude.gov.pt/flo…/projetos/detalhe/741