Alpiarça no circuito do Campeonato do Mundo de Canoagem

A partir de 2020, Alpiarça constará do  Circuito  de Provas a contar para o Campeonato do Mundo de Canoagem.

Os resultados atingidos pelos atletas do desporto náutico e o crescente interesse pela modalidade levou a que a Federação Portuguesa de Canoagem procedesse a uma visita a Alpiarça no passado sábado para verificar o local. As recentes intervenções na Vala Real com apoio de fundos comunitários, as suas condições naturais, a sinalização dos quase 5 quilómetros de pista e a construção de instalações de apoio levaram a esta tomada de decisão por parte da Federação. Ao que o nosso jornal apurou as condições meteorológicas durante o Inverno, as acessibilidades e a proximidade à área metropolitana de Lisboa, entusiasmaram a Federação Internacional de Canoagem que pensa usar este circuito também como pista de treinos e de classificativas.

Esta primeira fase de limpeza e de sinalização foi suportada pela câmara com recurso a fundos europeus e de algumas empresas locais e de clubes de canoagem do distrito de Santarém.

As restantes infraestruturas, que permitirão cumprir o regulamento internacional da prática de canoagem serão suportadas pela própria Federação Portuguesa de Canoagem.

Se por um lado, esta é já uma ação que abre as portas à internacionalização do concelho, através do potencial turístico que acarreta, são já as vozes dissonantes de alguns Clubes de Pesca que consideram que esta modalidade põe em causa a continuidade da prática da pesca nas águas alpiarcenses.