Alpiagra 2018 arranca com novas normas e menos tempo

A 36ª edição da Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça – Alpiagra vai decorrer de 5 a 9 de Setembro e já abriram as inscrições para os expositores e licitação dos espaços.

Este ano, o certame terá uma redução de 4 dias ( de 9 passa a 5 dias) e tem previstas alterações  referentes aos horários de funcionamento e ao espaço atribuído à restauração. Estas alterações às normas foram pensadas pelo executivo tendo em linha de conta os inquéritos que forem feitos no ano anterior e que para Mário Pereira, presidente da autarquia, vão de encontro às necessidades expressas pelo expositores. Acrescentou referindo que estas novas normais são experimentais, pretendendo-se assim dinamizar este certame que é um ex-libris do concelho e um motor da economia local. A vereação socialista discordou desta redução de tempo porque considera que o tempo para montagem e desmontagem dos equipamentos dos expositores não  compensa os 5 dias de duração da feira. Além disso, o calendário não é o mais adequado, devendo ser antecipado de forma a entrar ainda em Agosto, possibilitando que os emigrantes ainda pudessem usufruir deste evento da terra. O novo plano, com as alterações no pavilhão do Vinho e a mudança de local da restauração para o pavilhão dos espectáculos, traz para os vereadores da oposição, uma redução de espaço e, além disso, obriga a intervenções nas infraestruturas que já não são as mesmas. O vereador Carlos Jorge referiu que os espaços ocupados pela restauração nos anos anteriores, não fazem uma grande diferença para os 4 que passarão agora a existir dado que alguns estavam “vazios”. O pavilhão do vinho e das actividades económicas funcionará até à  1 da manhã e ao sábado e domingo abre ao meio dia, encerrando também às01h.
Alpiagra é um dos maiores certames do género no país e de grande importância para o desenvolvimento económico do concelho de Alpiarça e dos concelhos vizinhos que acabam por beneficiar com a realização deste evento.