Alguns “recados” marcam a reinauguração da nova USF de Alpiarça

Foi inaugurada oficialmente na passada terça-feira,  dia  3 de Abril, pelo  Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, a Unidade de Saúde Familiar do Centro de Saúde de Alpiarça. A USF Alpiarça começou a funcionar em dezembro de 2017 em instalações renovadas e possui 6.742 utentes inscritos, distribuídos pelas listas de quatro médicos de família. A equipa completa-se com quatro enfermeiras três assistentes técnicas e duas assistentes operacionais. Emanuela Andrade, Coordenadora da USF Alpiarça, referiu a importância da entrada em funcionamento desta unidade que permitiu que todos os utentes inscritos tivessem  médico  de  família . Diana Leiria, Diretora Executiva do ACES Lezíria salientou  a importância e o esforço de capacitar com mais equipamentos os cuidados de proximidade na área  da saúde, com relevância para o serviço ao domicílio. Mário Pereira, presidente  da autarquia , agradeceu  o esforço  da ACES Lezíria pelo empenho para  encontrar uma solução para cobertura de médico  de família na região. O autarca aproveitou para lembrar que o Estado não  se pode  alhear  da responsabilidade de assumir a saúde e transferir esta responsabilidade  para  outros, embora as  autarquias  estejam sempre disponiveis para colaborar com a administração central.

Para o Secretário de Estado,  há  áreas  que podem  ser descentralizadas , mantendo os níveis  de equidade nos serviços prestados aos utentes  do SNS.   Fernando Araújo  considera que a gestão  de edifícios ou a prevenção da saúde podem ser feitas em parceria com as câmaras  que até  já  fazem parte este  trabalho. Mais proximidade com a população e melhores respostas  de Saúde  como,   médicos  dentistas, fisioterapeutas, melhores  cuidados  primários e articulação com  outras instituições de Saúde,  são as prioridades do governo.

Este evento contou ainda com a presença  de Luís Pisco,  presidente da ARSLVT  e ainda  do presidente do Conselho  de administração do Hospital  Distrital  de Santarém.

 

Com cerca de 200.000 utentes, o ACES Lezíria tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, numa área territorial de 3.485 Km².

O ACES Lezíria tem em funcionamento 12 Unidades de Saúde Familiar (USF), três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e sete Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também uma Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

O ACES Lezíria, para além das atividades de âmbito clínico que presta à sua população desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.