Adiada para o próximo ano a campanha de esterilização de animais errantes em Alpiarça

Na reunião de Câmara de ontem, dia 28 de novembro, o executivo de Alpiarça informou que a campanha de esterilização de animais de rua ficou adiada para o próximo ano.

O despacho 3283/2018 referente à Campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia surge na sequência da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto que estabelece, “no n.º 3 do artigo 2.º, como tarefa dos organismos da administração central do Estado, em colaboração com as autarquias locais, o movimento associativo e as organizações não-governamentais, a promoção de campanhas de esterilização de animais errantes, como forma privilegiada de controlo da sua população, com o objetivo de, a prazo, assegurar a eliminação do recurso à eutanásia para o efeito”.

As autarquias tinham até 30 de novembro para apresentar a candidatura a uma verba disponibilizada de 50 mil euros para promover a esterilização destes animais. De acordo com as declarações prestadas pelo executivo, ainda foram pedidos orçamentos a várias clínicas veterinárias.

Segundo informações divulgadas em setembro deste ano pela DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, 136 municípios candidataram-se a esta campanha, tendo o Estado pago já cerca de 270 mil euros a estas candidaturas. Em 2018, a DGAV já tinha atribuído mais de 250 mil euros em apoios à campanha.

Para se candidatarem é necessário que os Centros de Recolha Oficial (CRO) municipais ou intermunicipais registem um mínimo obrigatório de 25 esterilizações, podendo os municípios beneficiar de apoios até aos 15.000 euros e as entidades gestoras de CRO intermunicipais até 30.000 euros. O apoio financeiro da DGAV consiste na atribuição de quantias fixas por cada esterilização: 15 euros para gatos, 35 euros para gatas, 30 euros para cães e 55 euros para cadelas.

Chamusca aposta na esterilização como controlo e alarga campanha a animais domésticos

O concelho vizinho da Chamusca, como forma de prevenir o abandono de animais, resolveu alargar esta campanha a animais domésticos e, em parceria com a associação local de defesa dos direitos dos animais – Associação dos Amigos dos Animais e do Ambiente da Chamusca (AAAAC) – já esterilizou desde o início do ano 404 animais do concelho, um investimento de 25 mil euros que inclui esterilização e identificação (chip).

Obras no Canil de Alpiarça arrancam para o ano

Quanto à verba que o governo atribuiu para a reabilitação do canil municipal de Alpiarça, (outra candidatura), o executivo informou que a reabilitação iniciar-se-á em 2020, com um projecto aprovado de cerca de 80 mil euros cujo valor do remanescente ( o governo atribuiu 50 mil euros) será suportado pela autarquia.