Abertas candidaturas ao Programa Nacional de Fogo Controlado

A partir de hoje as comunidades intermunicipais,  autarquias  e produtores  florestais  podem candidatar-se até 23 de janeiro ao Programa Nacional Fogos Florestais  ( PNFC) que disponibiliza 120€ por hectare para a limpeza da floresta através da prática corrente do uso do fogo.

Esta é a primeira fase de uma das medidas para a prevenção de fogos que faz parte do plano de Reforma Florestal anunciado por este governo.
Com um investimento de 1,2 milhões de euros, esta medida prevê a limpeza de 10 mil hectares de floresta , subindo assim a média de limpeza que era de 1500 hectares /Ano: “Admitimos com esta prática, se continuarmos a dar sinais de que isto é uma prática para ficar, que no ano de 2019 poderemos ter a área prioritária [cerca de 50 mil hectares] praticamente toda tratada”, considerou o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas. Ainda referiu à Lusa que dispõe para este controlo de cerca de cem técnicos,  número que considerou insuficiente mas que espera ver aumentado com a qualificação de novos técnicos no futuro.
Esta primeira fase destina-se às áreas não ardidas e executar-se-á até maio de 2018 e a segunda fase entre setembro e novembro próximos.  Em 2018 novas candidaturas serão abertas.