Foi aprovado por unanimidade no passado dia 23 de agosto em reunião plenária da Rede Social do Concelho de Alpiarça, o Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G de Alpiarça.
325 mil € foi a verba atribuída para investir em estruturas de apoio social a crianças e idosos em Alpiarça, no âmbito da intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e de promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.
A ARPICA – Associação dos Reformados, Pensionista e Idosos do Concelho de Alpiarça é a entidade que vai coordenar este plano durante os próximos três anos e Joana Casimiro é a Coordenadora Técnica do programa CLDS-4G.
Recorde-se que a ARPICA foi a entidade nomeada pelo executivo para executar o Programa CLDS – 4G o que suscitou algumas críticas da oposição que questionou a entrega da coordenação deste programa à mesma entidade por duas vezes seguidas.
Alpiarça só falhou um destes programas para o desenvolvimento social. Dos que foram executados, o primeiro estava a cargo da Fundação José Relvas e os restantes dois (inclui o atual) foram coordenados pela ARPICA.
(em atualização)